Mark Zuckerberg escolhido Personalidade do Ano pela revista Time


O fundador e presidente-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, foi escolhido a "Personalidade do Ano" de 2010 pela revista Time. Aos 26 anos, Zuckerberg se tornou não só um dos mais jovens bilionários do mundo, mas também um dos principais filantropos do planeta. (Leia também: Assange é eleito personalidade do ano da 'Time' no voto popular )
"Ser eleito é uma verdadeira honra e o reconhecimento de como a nossa pequena equipe está construindo algo que milhões de pessoas querem usar para fazer o mundo mais acessível e conectado. Estou feliz em fazer parte disso", disse ele em sua conta no Facebook.

No início do ano ele prometeu doações de US$ 100 milhões ao longo de cinco anos para o sistema escolar de Newark, em Nova Jérsey. E há poucos dias ele se juntou ao projeto de Bill Gates e Warren Buffett que incentiva os homens mais ricos dos EUA a doarem metade de suas fortunas para caridade .
Zuckerberg, cuja fortuna é estimada pela revista Forbes em US$ 6,9 bilhões, disse, em vídeo preparado pelo "Giving Pledge": "Há muito a ser feito, então é melhor começar agora" . (Leia também: Revista 'New Yorker' publica perfil de Zuckerberg )
Zuckerberg se tornou ainda mais conhecido em todo o mundo este graças ao filme "A Rede Social", de David Fincher, que conta a confusa história da criação do Facebook. O bilionário foi acusado por três ex-colegas de Harvard de ter roubado a ideia da rede social e aceitou pagar uma indenização milionária para resolver o caso. (Leia também: Fundador do Facebook sobrevive a filme 'A Rede Social' )
Além disso, seu melhor amigo na época, o brasileiro Eduardo Saverin também entrou em litígio com Zuckerberg após ser afastado do site e ver sua participação acionária quase desaparecer com as novas rodadas de financiamento. (Leia também: Brasileiro co-fundador do Facebook trabalha em Cingapura com jogos para rede social )
Zuckerberg era um estudante de 19 anos em Harvard quando criou um site chamado thefacebook.com, em 2004. Hoje, se tornou a pessoa mais nova a ganhar o título da Time desde o início da premiação em 1927, quando Charles Lindbergh ganhou por ser o primeiro piloto a cruzar o Atlântico num avião em vôo solo.
Desde então o prêmio da Time se tornou uma referência mundial. Muitas vezes gerou controvérsia, como quando apontou Adolf Hitler a personalidade do ano em 1938.
No ano passado a Personalidade do Ano da revista Time foi o presidente do Federal Reserve, Ben Bernanke. Em 2008, o escolhido foi o recém-eleito presidente Barack Obama, enquanto em 2007 a honra ficou com o primeiro-ministro russo Vladimir Putin.
Outros vencedores do concurso são o cantor Bono, o presidente George W. Bush e o CEO da Amazon.com, Jeff Bezos. O título de "Personalidade do Ano" vai para a pessoa ou coisa que mais influenciou a cultura e as notícias durante o ano, para o bem ou para o mal.

Fonte:. O Globo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Discurso de Ruy Barbosa, no Senado Federal, em 1914