Google revela detalhes do seu sistema operacional e de notebooks que rodarão o Chrome OS


RIO - Os fanáticos pelo universo Google devem estar nas nuvens - literalmente. Após uma semana marcada por rumores, a empresa de Mountain View convocou a imprensa na tarde desta terça-feira para revelar novos detalhes do universo Chrome que abrangem o rápido crescimento do seu navegador, um aguardadíssimo sistema operacional, novos computadores capazes de rodá-lo e até uma loja virtual, nos moldes da App Store, da Apple. Todas as novidades são fiéis às principais características do DNA Google: web, web, web, o que se traduz na dependência cada vez maior da computação em nuvem.


A empresa apresentou características da versão beta do seu sistema operacional Chrome, anunciado no ano passado. Sem abandonar sua filosofia on-line, a empresa de Mountain View aposta em um software totalmente voltado para a internet.

Por isso, O Chrome OS funciona inteiramente na nuvem e roda dentro do próprio navegador Chrome, também da Google. O sistema operacional dá acesso a pastas do navegador, possibilitando o uso de documentos e aplicativos mesmo offline.

"Muitas pessoas já gastam todo seu tempo em um navegador, e, ao construir um sistema operacional que é basicamente um browser, nós podemos tornar os computadores mais rápidos, mais simples e mais seguros", escreveram Linus Upson e Sundar Pichai, engenheiro e gerente de produto da Google, respectivamente, no blog oficial da empresa.

  O Chrome OS não está completamente pronto e, como algumas de suas funcionalidades requerem computadores com características não disponíveis no mercado, a Google lançou um programa piloto nos EUA para que alguns usuários testem o sistema e deem sua opinião. Além de pessoas físicas, o sistema será testado por empresas como Kraft, Logitech, e American Airlines. O Departamento de Estado americano também está fazendo um teste-drive, apontando falhas de segurança no sistema. Esses usuários testarão Chrome OS em alguns poucos notebooks criados especificamente para o programa piloto. Segundo a Google, esses computadores foram criados com características de hardware que facilitam o acesso à internet, o compartilhamento de arquivos e possibilitam um login bem rápido. Algumas das características já adiantadas pela empresa é de que os laptops terão tela de 12 polegadas e configuração superrápida: menos de um minuto. Os computadores ainda serão programados para ligar e desligar instantaneamente (alguma semelhança com o iPad, da Apple, aqui?).
Apenas na primeira metade de 2011 chegarão às lojas notebooks com o Chrome OS, desenvolvidos a princípio por Acer e Samsung. A empresa de Mountain View afirma que outros fabricantes também produzirão aparelhos compatívies. Anteriormente, porém, a Google afirmava que esses computadores estariam disponíveis já no final deste ano.
Os computadores com Chrome OS virão, nos EUA, com uma característica que deve encher os olhos dos consumidores: conexão sem fio, com direito à transferência de 100 megabytes de arquivos por mês, totalmente grátis pelo período de dois anos. O mimo é fruto de um acordo com a operadora americana Verizon.

Para dar suporte aos software e hardware a serem lançados, a companhia abriu nesta terça uma loja on-line que já disponibiliza 500 aplicativos. No encontro desta tarde, a Electronic Arts (EA) mostrou um game chamado "Poppit" que estará à venda na Web Store ainda hoje. A loja ainda terá aplicativos de notícias variados, desde a "National Public Radio" até o "New York Times".
Quanto ao navegador Chrome, lançado há cerca de dois anos, a Google revelou que seu crescimento tem sido rápido: já possui 120 milhões de usuários, ante os 70 milhões que havia em maio.

Fonte:. O Globo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Discurso de Ruy Barbosa, no Senado Federal, em 1914