A tecnologia e a educação diante das demandas do mercado
As instituições de ensino atualmente estão cada vez mais preocupadas com um modelo pedagógico que insira a educação tecnológica nas salas de aula, com a finalidade de atender ao mercado e melhorar a qualidade do ensino promovendo uma educação para a vida.
Imagem da Internet |
A educação e a tecnologia promovem juntas novos paradigmas dentro da sala de aula. Existe hoje uma demanda por profissionais, empresas e Instituições de ensino que estão cada vez mais seletos diante do ritmo e avanços da nova geração e ao que se denomina Terceira Revolução Tecnológica iniciada na segunda metade do século XX.
Presume-se que as instituições de ensino estão, no mínimo, observando todas essas transformações ao redor. Aquelas que já tomaram ou pretendem tomar algum tipo de iniciativa dentro do ambiente escolar, no sentido de implantar um sistema que proporcione resultados futuros, seguramente irão obter destaque perante todo o mercado em que estiver inserida. Assim como educadores que compactuam com as mudanças e esforçam-se por resultados abrangentes serão procurados e inseridos neste novo padrão de valor. Aulas com professores que se recusam a “largar” piloto e a lousa afastam-se totalmente da atual demanda por aulas cada vez mais lúdicas e realmente interessantes.
A tecnologia associada à educação é objeto de estudo em todo o mundo e, obrigatoriamente, os novos educadores devem acompanhar e aceitar esse novo caminho que é um avanço e superação na corrida pela melhora na qualidade do ensino.
Presume-se que as instituições de ensino estão, no mínimo, observando todas essas transformações ao redor. Aquelas que já tomaram ou pretendem tomar algum tipo de iniciativa dentro do ambiente escolar, no sentido de implantar um sistema que proporcione resultados futuros, seguramente irão obter destaque perante todo o mercado em que estiver inserida. Assim como educadores que compactuam com as mudanças e esforçam-se por resultados abrangentes serão procurados e inseridos neste novo padrão de valor. Aulas com professores que se recusam a “largar” piloto e a lousa afastam-se totalmente da atual demanda por aulas cada vez mais lúdicas e realmente interessantes.
A tecnologia associada à educação é objeto de estudo em todo o mundo e, obrigatoriamente, os novos educadores devem acompanhar e aceitar esse novo caminho que é um avanço e superação na corrida pela melhora na qualidade do ensino.
A pedagogia atual, neste sentido, tem o dever de inserir nas salas de aula experiências inquietantes que proporcionem questionamentos baseado em contextos vividos de verdade e torne aquele momento a legítima educação para a vida que tantos pais desejam para seus filhos.
O despertar de consciência das coisas e dos caminhos vincula o aluno a um diálogo permanente com o mundo. Dessa forma ele se aproxima da real condição humana e de sua libertação no momento em que ele aprende de fato a raciocinar.
Algumas empresas como a Zoom Education For Life enxergam todos esses aspectos e fazem convênios com Instituições de ensino para implementar aulas que despertem a consciência do empreendedorismo e liderança por exemplo. Dentro da sala são ordenados grupos de alunos que utilizam plataformas software e são desafiados constantemente por missões cujo cerne é promover e desenvolver a busca pela solução da “situação problema”. Assim as escolas que não tiveram condições de desenvolver internamente a educação tecnológica tem a opção de contratá-la atendendo a demanda do mercado.
É irrefutável a necessidade da inserção das Instituições de ensino neste complexo cenário, sobretudo as instituições públicas que já possuem histórico de, a maior parte, não possuir um ensino nem ao menos razoável. Para tanto cabem aos órgão públicos e Instituições particulares agir e fazer mudanças significativas que proporcionem o crescimento nos indicadores de qualidade de ensino perante o mundo com a finalidade de o país realmente tornar-se competitivo.
Algumas empresas como a Zoom Education For Life enxergam todos esses aspectos e fazem convênios com Instituições de ensino para implementar aulas que despertem a consciência do empreendedorismo e liderança por exemplo. Dentro da sala são ordenados grupos de alunos que utilizam plataformas software e são desafiados constantemente por missões cujo cerne é promover e desenvolver a busca pela solução da “situação problema”. Assim as escolas que não tiveram condições de desenvolver internamente a educação tecnológica tem a opção de contratá-la atendendo a demanda do mercado.
É irrefutável a necessidade da inserção das Instituições de ensino neste complexo cenário, sobretudo as instituições públicas que já possuem histórico de, a maior parte, não possuir um ensino nem ao menos razoável. Para tanto cabem aos órgão públicos e Instituições particulares agir e fazer mudanças significativas que proporcionem o crescimento nos indicadores de qualidade de ensino perante o mundo com a finalidade de o país realmente tornar-se competitivo.
Fonte:. Artigos - Site Administradores
www.administradores.com.br
Comentários
Postar um comentário