Yahoo compra o Tumblr


Na segunda-feira (29), o Yahoo! foi às compras e surpreendeu o mundo da tecnologia ao arrematar o Tumblr, híbrido de rede social e plataforma de blogs, por 1,1 bilhão de dólares. É um investimento robusto – superior até ao que o Facebook fez para adquirir o Instagram em 2012 –, que deixa evidente alguns dos próximos passos da companhia americana. Um deles diz respeito à renovação da marca entre os mais jovens, público que nasceu conectado à internet, mas que dificilmente acessou o site ou um de seus produtos. A proximidade com essa turma pode alavancar a receita do grupo. Marissa Meyer, CEO do Yahoo!, sabe que esse negócio é arriscado. Mas pagou para ver.

Com o tempo, no entanto, a companhia começou a perder relevância – e receita. Em 2011, perdeu o topo do ranking de publicidade digital para o rival Google, despencando a cada ano. Em 2012, Meyer foi contratada com a missão de reverter esse quadro. Até o momento, a nova CEO fez onze aquisições focadas no universo móvel – para onde migram os usuários da web – e em empresas com uma audiência genuinamente jovem. É o caso do Tumblr, fundado em abril de 2007 por David Karp (em 2009, o serviço ganhou um rival, o Meme, que tinha grande potencial, mas que não existe mais).

O Yahoo! decidiu pela aquisição porque o Tumblr reúne um ingrediente nada desprezível na internet: um número maciço de jovens. Quatro em cada dez pessoas que acessam o serviço têm entre 15 e 24 anos. Hoje, existem ali 108 milhões de blogs. Desse montante, mais de 5 milhões foram criados no Brasil, onde o serviço ganhou adesão, mas logo perdeu fôlego ao encerrar sua operação local.

Ao integrar as suas plataformas, o Yahoo! corre dois riscos. O primeiro é relativo à lucratividade do negócio. A publicidade no Tumblr ainda está em estágio inicial. O negócio, portanto, seria uma aposta de longo prazo, uma estratégia similar à que o Google adotou com o YouTube e que Marissa Meyer conhece muito bem: ela trabalhou por mais de uma década no gigante de buscas. O maior site de vídeos do mundo sempre foi muito popular, mas trazia prejuízos. Essa história, contudo, parece ter mudado recentemente.

O segundo desafio já apareceu: manter a clientela do Tumblr. Desde que o negócio foi anunciado, usuários da ferramenta retiraram muitas postagens feitas originalmente ali a uma impressionante velocidade de 72.000 posts removidos (e transferidos para o WordPress) por hora. É hora da chefona Marissa Meyer agir.

Fonte:. VEJA

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