Postagens

Mostrando postagens de março, 2011

Como a radiação afeta os alimentos

Imagem
Radioatividade pode contaminar leite, carnes, peixes, hortaliças e sementes, mas, para o Brasil, o risco do acidente nuclear no Japão é pequeno   O acidente na usina nuclear de Fukushima, no Japão, reacendeu o medo de consumir produtos contaminados pela radiação. Em 1986, a explosão do reator de Chernobyl, na Ucrânia, então parte da União Soviética, contaminou parte da Europa e afetou indiretamente países em outros continentes. O Brasil importou de países como Alemanha, Holanda e França carne bovina e leite que, descobriu-se mais tarde, estavam contaminados com césio-137 e césio-134, potencialmente cancerígenos.

Rejeitado acordo que beneficiava Google Books

Imagem
 Cerca de 13 meses depois da última sessão judicial, o juiz Denny Chin, da corte distrital de Nova York, rejeitou nesta terça-feira o acordo do Google Books firmado em 2008, e definiu a data de 25 de abril para que seja feita uma nova reunião acerca do caso. (Leia mais: China refuta acusações de que estaria bloqueando o Gmail ) O acordo tinha sido estabelecido com a Authors Guild e a Association of American Publishers, e previa que a Google poderia escanear quaisquer livros desejasse e indexar seu conteúdo on-line, dando origem à maior biblioteca virtual do mundo.

Escola da inovação

Imagem
De um destilador de água do mar a um sismógrafo de apenas 38 reais, conheça os destaques da maior feira de ciências do país Júlia Brandani, Mariana Padinha e Rhyesla Siqueira, da Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa, em Santa Rita do Sapucaí (Minas Gerais), desenvolveram uma máquina (à direita) capaz de ditar o texto escrito em uma tela de computador para deficientes visuais. O usuário repousa a mão sobre seis hastes que desenham, em braile, o formato das letras na tela do computador. Um desfibrilador que custa um décimo do convencional, um destilador que transforma água do mar em água potável e um sismógrafo de apenas 38 reais são os destaques da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), a maior do gênero no país, que começou nesta terça-feira (22) em uma tenda montada no estacionamento da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

SÁBADO: SUPER LUA CHEIA NO PERIGEU 18 ANOS DEPOIS :::

Imagem
No próximo sábado (19/março) teremos Lua Cheia. Até aí nada de mais. Só que nem todas as Luas Cheias têm o mesmo tamanho aparente. Sabia? A de amanhã será maior. E a última vez que este fenômeno aconteceu nesta magnitude foi em março de 1993, há 18 anos. A variação no tamanho aparente da Lua acontece porque a órbita do nosso satélite ao redor da Terra não é uma circunferência perfeita e sim uma elipse com a Terra posicionada num dos focos, como pode ser visto na ilustração abaixo.

Facebook inicia contratações em São Paulo

Imagem
Que tal entrar para o time de Mark Zuckerberg? Agora, vai ficar mais fácil. O escritório de São Paulo da rede social Facebook, finalmente, começa a procurar profissionais para a operação brasileira. Por enquanto, são apenas cinco oportunidades em aberto. Duas para a área de operações de vendas online. Outras duas para o setor de vendas internacionais. Para fechar, há uma vaga destinada a recrutador – o que indica que muitas outras oportunidades aparecerão por aí. A expectativa é que o Brasil também entre no circuito de disputas entre Google e Facebook por profissionais.

FON abre gratuitamente para todos no Japão sua rede Wi-Fi paga

Imagem
A rede Wi-Fi FON, a maior do mundo, com mais de 3 milhões de hotspots, decidiu franquear acesso a qualquer usuário em território japonês durante a emergência causada pelo terremoto desta sexta-feira (11/03). Fundada e chefiada pelo espanhol Martín Varsavsky, a FON tem mais de 1 milhão de hotspots no Japão e é a maior rede Wi-Fi também no país. Normalmente a rede é gratuita para os "foneros", usuários que decidem doar acesso Wi-Fi a outros utilizadores.

Versão mais ágil do IE chega para conter avanço inimigo

Imagem
Nona edição do browser da Microsoft é 'clean' e mais rápida e tem dois alvos na mira: FireFox e Chrome A Microsoft lançará na próxima segunda-feira a versão final do navegador Internet Explorer 9 . Desde março de 2010, quando a empresa apresentou a programadores o esqueleto do sistema, prometeu que a nova edição do browser sanaria problemas das versões anteriores, como a notória lentidão na inicialização do próprio programa e na abertura de páginas da web, além da inadequação a padrões de excelência de programação para internet – que colabora para a vagareza. Por trás das queixas dos usuários, está a maior razão para a gigante do software se mexer. Ano após ano, o IE vem perdendo mercado para seus concorrentes – especialmente o FireFox, da Fundação Mozilla, e o Chrome, do Google. Em 2004, o navegador da Microsoft reinava absoluto, presente em 95% dos computadores do planeta. Passados setes anos, roda em meros 45% das máquinas. A concorrência, portanto, arrombou a po...

Mulheres poderão tirar CPF de graça

A Caixa Econômica Federal vai oferecer às mulheres, noperíodo de 9 a 11 de março, o serviço de inscrição gratuita no Cadastro de Pessoa Física (CPF), em todas as agências do banco. O intuito da iniciativa é comemorar o Dia Internacionalda Mulher (08 de março). Segundo a Caixa, o objetivo é possibilitar o acesso das mulheres às políticas públicas do governo federal: Programa Fome Zero, Bolsa Família e o Programa Nacional de Fortalecimento daAgricultura Familiar (Pronaf), além de facilitar o acesso à inclusão bancária e ao microcrédito. "Que avanço, as mulheres cada vez mais conquistando coisas. E agora ficara até fácil financiar as suas compras." So quero ver o lucro que os shoppings terão futuramente.

Carnaval de segunda

Êêh... Finalmente carnaval. UhuU... E dai?! ... Fico muito feliz por aqueles que gostam do carnaval, mas pra mim, hoje, não faz a mínima diferença. Talves eu precise entrar na "Igreja universal do reino de Mômo", e só assim ter um um carnaval diferenciado. Será que isso mesmo?

Site revela mais curiosidades sobre o iPad 2

Imagem
 Mais fino, mais leve, mais bonito e mais divertido. Um dos sites que tiveram acesso em primeira mão ao iPad 2 foi o Gizmodo , que chamou a atenção para a espessura da nova versão do tablet. Com exatos 8,8 milímetros, as modestas medidas o fazem mais fino que um iPhone 4, smartphone também fabricado pela Apple.  Envolto em uma Smart Cover, que o site descreveu como um 'origami' muito funcional, o iPad 2 nem precisou estar em plena atividade para deixar evidente que sua nova versão é ainda mais especial. A proteção de microfibra (haverá também uma versão em couro), quando dobrada, permite apoiar o tablet em diferentes ângulos, os quais "são perfeitos para escrever, assistir e navegar na web", como relata um dos primeiros 'hands on' do produto.

A era do Big Brother espacial

Imagem
Mais de 50 anos após o início da corrida espacial, 54 missões exploratórias ajudam o homem a entender o que faz da Terra um lugar tão especial   Depois de mais de seis anos e 7,9 bilhões de quilômetros percorridos, a sonda americana Messenger aproxima-se do ápice de sua missão: entrar na órbita de Mercúrio, em 17 de março, e enviar à Terra informações detalhadas do planeta mais próximo do Sol. Se obtiver sucesso, pela primeira vez todos os planetas rochosos do Sistema Solar, além da própria estrela, estarão sob o monitoramento constante de satélites (Mercúrio, Vênus e Marte) e até jipes-robôs (Marte).

Metade das espécies pode desaparecer até 2100

Imagem
Estudo publicado na 'Nature' reforça a hipótese de que o homem está desencadeando a sexta extinção em massa da história da Terra   Um artigo publicado no periódico americano  Nature reforça a hipótese de uma nova extinção em massa - como é conhecido o desaparecimento de várias espécies em um curto período de tempo.  Depois das cinco grandes extinções provocadas por eventos naturais, ao longo dos últimos 540 milhões de anos, a sexta teria sido desencadeada pelo homem: a caça e a pesca em larga escala, a contaminação por germes e vírus e a alteração do clima por causa da queima de combustíveis fósseis poderão responder pelo desaparecimento de metade das espécies até 2100.