Papa Francisco muda procedimentos para anulação de casamentos (G1)


Expectativa é de que o processo seja simplificado. Detalhes serão anunciados em entrevista no Vaticano na terça-feira.


O Papa Francisco modificou os procedimentos da Igreja Católica Apostólica Romana para as anulações de casamento, de acordo com a Reuters. Os detalhes do documento, que deverá racionalizar e simplificar o procedimento, serão divulgados na terça-feira (8) em uma conferência de imprensa no Vaticano.

O Vaticano afirmou nesta segunda-feira (7) que o papa escreveu o documento “Motu Proprio”, que em latim quer dizer "por iniciativa própria". Ele muda a forma como os católicos podem obter anulações, que é uma decisão era esperada por católicos que se divorciaram em todo o mundo.

Para conseguir um "decreto de nulidade" é preciso mostrar que o casamento não foi válido de acordo com a lei da Igreja por falta de alguns pré-requisitos não terem sido respeitados como a livre vontade, a maturidade psicológica e a abertura para ter filhos. saiba mais

Os católicos que se divorciam e se casar novamente fora da Igreja são considerados ainda ser casado com sua primeira esposa e vivendo em um estado de pecado, o que os impede de receber sacramentos como a comunhão.

Casais e sacerdotes afirmam que os procedimentos atuais são muito complicados e desatualizados de maneira que desencorajam mesmo aqueles com razões legítimas para fazer uma anulação.

Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Discurso de Ruy Barbosa, no Senado Federal, em 1914