Um robô nas pirâmides de Giza''

A caça aos mistérios das pirâmides!


Um robô tentará penetrar no final deste ano até o centro da pirâmide de Quéops, no complexo egípcio de Giza, para tentar revelar o segredo que ocultam as três portas de pedra calcária desde há 4.500 anos. A pirâmide, que foi construída pelo rei Quéops ao redor do ano 2560 a.c., é considerada como a única maravilha do mundo antigo ainda em pé.

No centro da pirâmide de Quéops existem duas câmeras: a superior, que é a câmara do rei, não apresenta nenhuma incógnita, já que dois túneis com uma inclinação de 45 graus, cavados em ambos os lados do aposento, conduzem ao exterior do monumento; a câmera da rainha, escavada sob a anterior, é a que apresenta o enigma. Os dois túneis, o do norte e o do sul, cavados com a mesma inclinação de 45 graus que os do rei, se interrompem adiante de suas respectivas portas de pedra calcária. Em 2002, conseguiram abrir a porta do túnel sul e a operação revelou outra porta, que parecia ocultar algo.

A equipe de pesquisadores britânicos da Universidade de Leeds e o Conselho Supremo para as Antiguidades do Egito decidiram empregar um robô, chamado Djedi em honra do mago que o rei Quéops costumava consultar para a construção de sua pirâmide, cuja missão será perfurar a segunda porta sem causar algum dano inesperado. 

Fonte:. Mdig 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Discurso de Ruy Barbosa, no Senado Federal, em 1914